10 + invenções que mudaram o mundo!


Olá pessoal, hoje estava trabalhando em algumas encomendas de crochet enquanto ouvia a televisão... Estava passando um programa chamado "101 invenções que mudaram o mundo", no canal The History Channel... Quando chegou as dez primeiras, parei o trabalho e comecei a prestar mais atenção, então resolvi compartilhar com vocês e saber suas opiniões a respeito!
Segundo o programa, as invenções foram selecionadas por uma equipe de especialistas em tecnologia e outras pessoas qualificadas.

Vamos lá:
  • 10 lugar - "Lâmpada" - Você sabia que a lâmpada possibilitou os turnos noturnos nas fábricas no início do século XX e, assim, acelerar os processos de produção?
  • 9 lugar - "Despertador" - Tudo bem que em quase todos os dias parece mais um instrumento de tortura, mas antes dessa invenção existir as pessoas contavam apenas com métodos mais imprecisos para acordar no horário, como o galo ou a claridade!!! (O que fazer com o galo que canta as 3h da manhã?) Imagina só o avanço que foi, porque assim os funcionários podiam chegar nas fábricas em horários corretos de maneira que o sistema de produção teria melhor qualidade!
  • 8 lugar - "Fonógrafo" - O que é isso? Bom, o fonógrafo é um aparelho beeeem antigo de gravação e reprodução de som, antes mesmo das vitrolinhas!!! Pode parecer meio bobo dizer que o fonógrafo é mais importante que alguns aparelhos modernos de gravação e reprodução de sons, mas, sem o fonógrafo, como seria a tecnologia da atualidade para som? Curiosidade: A indústria fonográfica movimenta cerca de 130 BIlhões de dólares/ano!
  • 7 lugar - "Telefone discado" - Antes de os telefones terem teclado, tinham um sistema de discagem de numerais. Para alguns isso não é novidade, mas para as gerações do final dos anos 80 até hoje, pode ser uma loucura pensar em "discar" um telefone!!! O sistema funcionava assim: Cada numeral discado dava "pulsos" (cliques) que eram transmitidos para a companhia telefônica e, então, a ligação era completada! Curiosidade: De um telefone discado foi feita uma ligação para astronautas na lua!!! =O
  • 6 lugar - "Ar condicionado" - As primeiras ideias de ar condicionado surgiram de um ventilador ligado sobre um balde de gelo... Dizem que grande parte do avanço do Sul dos Estados Unidos e das regiões mais quentes só aconteceram por causa dessa invenção!
  • 5 lugar - "Computadores Pessoais (PCs)" - Não precisa nem explicar a importância dessas máquinas, não é mesmo? Mas... você sabia que os primeiros computadores pessoais tinham apenas 64k de RAM? Que coisa engraçada de pensar... rsrs
  • 4 lugar - "Seringa Hipodérmica" - Poxa, para nós é quase considerado como outro instrumento de tortura, mas, antes dessa invenção as pessoas podiam morrer de enfermidades de cura muito simples atualmente...
  • 3 lugar - "Televisão" - Outra máquina que não precisa nem explicar a importância... Mas, certa vez ouvi dizer que, no início, pessoas importantes rejeitavam a ideia porque "seria um absurdo seres humanos darem tanta atenção a uma caixa"! Imagina só...
  • 2 lugar - "Rádio" - Foi o primeiro meio de comunicação em massa, até hoje alguns programas de rádio tem mais audiência que programas de televisão! (Isso me fez lembrar o medo que o governo tem das rádios piratas... Tanto que muitas coisas ruins acontecem e ninguém acha o culpado, "somem" com 120 toneladas de aço de qualidade nobre no Rio de Janeiro - RJ e ninguém acha o culpado, mas as rádios piratas todo mundo acha! No mínimo estranho...)
  • E, tchananan, o primeiríssimo lugar: "Smartphones" - Dos smartphones é possível fazer, pelo menos, o que 15 invenções da lista das 101 invenções podem fazer, tudo isso em um aparelho só e bem pequeno, diga-se de passagem!!! Mereceu estar no topo!!

Lembrem-se, estas são apenas as 10 primeiras invenções do ranking de 101 invenções que mudaram o mundo, de acordo com o programa do History Channel!!! Para saber mais, vejam o canal... além dessas informações, tem muitas outras bem interessantes!

Cada vez que sua vida estiver mais confortável, lembre-se que foi uma invenção!!

E você, o que achou? O que não precisava estar nos dez mais, ou o que faltou nos dez mais?
Me dê sua opinião, agradeço já...

Foto: Parreira, uvas no início do crescimento. Eu que tirei essa foto! =D
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...